WORKSHOPS

Atualmente são três os cursos de SERIGRAFIA MANUAL oferecidos em diferentes níveis e durações. Confira abaixo o curso que mais se adeque ao seu tempo e orçamento e movimente-se, aprenda algo novo e imprima suas próprias imagens.

CURSO DE INTRODUÇÃO À SERIGRAFIA MANUAL


ESTAMPARIA

  • Apresentação
  • Conteúdo
  • Informações
Aprenda a estampar seus próprios desenhos

A SERIGRAFIA é uma ferramenta de criação democrática, pois permite o acesso à criação artesanal com pouca infraestrutura. Neste curso de introdução a serigrafia, você vai aprender o que necessário para imprimir seus projetos com técnicas manuais de serigrafia. O objetivo do curso é que você descubra esta técnica de gravura de um modo prático e divertido partindo do zero, por isso não é necessário ter experiência. Nós preparamos um curso TOTALMENTE MANUAL para você, sem a necessidade de usar técnicas fotográficas.

Neste curso, você aprenderá a criar desenhos EXCLUSIVOS para imprimir à mão. De forma simples e intuitiva, você descobrirá como transferir seus DESENHOS para tecido e papel utilizando uma técnica artesanal, sem infraestrutura ou materiais específicos.

O que este curso inclui?

Você verá como organizar o ESPAÇO DE TRABALHO para fazer suas serigrafias e aprenderá a fazer uma TELA CASEIRA. Além disso, mostramos algumas referências que serão de grande ajuda para planejar seus projetos de impressão. Você aprenderá duas técnicas de impressão: VINIL ADESIVO e DESENHO DIRETO na tela. Para fazer isso, você vai construir suas telas a partir do zero e aprenderá a estampar manualmente. Finalmente, você verá como LIMPAR e CUIDAR das telas para poder reutilizá-las no futuro. Também vamos mostrar algumas aplicações deste tipo de serigrafia.

Qual é o projeto do curso?

Você vai projetar e planejar um desenho original e único que você irá aplicar em tecido/papel, impressos de uma forma completamente artesanal.

Quem pode fazer?

O curso é dirigido à artistas, designers, ilustradores e qualquer pessoa interessada em técnicas de impressão e que goste de trabalhar manualmente. Nenhum conhecimento prévio de qualquer tipo é necessário, pois neste curso você aprenderá, desde o início, as técnicas de impressão manual em serigrafia.

O que levar?

Com relação aos materiais, você precisará de um grampeador de madeira, cola branca, um quadro, tecido sintético, tintas têxteis, materiais de desenho direto (vela ou emulsão) e uma espátula. Também será necessário material de desenho, adesivo de vinil, adesivos e um tecido para estampar.

UNIDADES
1 Introdução Teórica

• Apresentação

• Influências e referências

2 Construir a tela

• Preparação da área de trabalho

• Construção de uma tela caseira

• Planejamento da imagem

3 Imprimir Estampas

• Preparação da tela com estencil

• Impressão da tela com estencil

• Preparação da tela com desenho direto

• Impressão da tela com desenho direto

4 Dicas Finais

• Recuperação e conservação da tela

• Aplicações possíveis

Projeto Final

• Pequena edição serigráfica

INFORMAÇÕES

– Curso livre sem pré requisitos.

– Materiais Fornecidos pelo curso (Para uso no local): Tinta, Papel, Telas de serigrafia (30x40cm / 60 fios).

Turmas de 2 a 5 pessoas Aulas privadas ou em duplas
DURAÇÃO: 6 horas
VALOR:R$ 390,00

PRÓXIMOS CURSOS

Oferecemos poucos cursos durante o ano. Para receber informações sobre a próxima edição escreva para contato@umporextenso.com.br ou você pode nos seguir no Instagram.

MONTE SEU HOME STUDIO E FAÇA


SILK EM CASA

  • Apresentação
  • Conteúdo
  • Informações
Monte uma oficina de serigrafia em sua casa e faça seu primeiro pôster

Neste curso, mostraremos o que é SERIGRAFIA, como funciona e como montar seu HOME STUDIO, bem como todos os materiais e ferramentas necessários para trabalhar a técnica. Vamos explorar este sistema de impressão para obter resultados diferentes e também veremos como preparar corretamente seu projeto para serigrafia.

O que este curso inclui?

Este curso é uma introdução à técnica da SERIGRAFIA e como realizá-la de maneira totalmente caseira e MANUAL. Desde a montagem do espaço de trabalho até a explicação de todos os materiais e utensílios necessários para serigrafar. Também veremos as diferentes possibilidades que a técnica oferece e finalmente, escolheremos a mais adequada para o nosso projeto, que imprimiremos duas cores no papel, no exercício final.

Qual é o projeto do curso?

Neste curso vamos fazer um pôster A4 em duas cores com uma frase instigante para pendurar na parede.

Quem pode fazer?

Este curso é ideal tanto para inciantes como para pessoas que queiram atualizar seus conhecimentos.

Requisitos

Nenhum conhecimento prévio de serigrafia é necessário. No entanto, se você quer montar sua própria estação de impressão, você precisará de um espaço mínimo para fazer isso e fazer um pequeno investimento no material necessário para trabalhar a técnica.

UNIDADES
1 Introdução

• Apresentação

• Influências e referências

2 Espaço de trabalho e materiais

• Espaço de trabalho

• Áreas de emulsionamento e exposição

• Materiais

3 Arte impressa e as possibilidades da serigrafia

• O filme positivo

• Explorando as posibilidades da serigrafia

4 A impressão e seus truques

• Projeto e preparação do filme

• Emulsão e gravação da tela

• Preparação da tela e das cores

• Impressão e registro das duas cores

• Peça final. Limpeza e recuperação da tela.

Projeto Final

• Edição de no mínimo 10

INFORMAÇÕES

– Curso livre sem pré requisitos.

– Materiais Fornecidos pelo curso (Para uso no local): Tinta, Papel, Telas de serigrafia (30x40cm / 60 fios).

Turmas de 2 a 5 pessoas Aulas privadas ou em duplas
DURAÇÃO: 8 horas
VALOR:R$ 490,00

PRÓXIMOS CURSOS

Oferecemos poucos cursos durante o ano. Para receber informações sobre a próxima edição escreva para contato@umporextenso.com.br ou você pode nos seguir no Instagram.

CURSO AVANÇADO DE SERIGRAFIA MANUAL


IMPRESSÃO SERIGRÁFICA

  • Apresentação
  • Conteúdo
  • Informações
Iniciação à Serigrafia Manual

Um curso teórico-prático com ênfase nos principais processos criativos e fundamentos de todo o processo da impressão serigráfica manual. Experimentação de variadas habilidades manuais por meio de exercícios didáticos para estimular os participantes a criar imagens autorais a partir dos diferentes truques e dicas de impressão, desde uma maneira de baixo custo até os métodos mais profisionais praticados hoje. Você poderá explorar as opções e decidir qual caminho seguir.

O workshop começa com uma breve introdução à serigrafia. Você aprenderá sobre o equipamento que será usado no dia, bem como a teoria geral que entra no processo. Você irá individualmente revestir (emulsionar) suas próprias telas e preparar-las para usar depois no dia de imprimir sua própria edição de gravuras, serão mostrados também alguns exemplos incríveis de serigrafias que foram impressas por nós anteriormente.

O que este curso inclui?

Falaremos sobre os diversos processos digitais e analógicos que ajudarão você a transformar sua própria imagem em um Positivo utilizável, pronto para ser exposto em sua tela. Não se preocupe se você não estiver muito familiarizado com o Photoshop ou usar um computador, passaremos lentamente pelas técnicas para garantir que a teoria do que estamos fazendo seja compreendida por todos.

Qual é o projeto do curso?

Ensinaremos como elmusionar sua tela corretamente e como expor corretamente sua arte na tela, a qual você imprimirá mais tarde. Falaremos como funciona o processo de exposição e equipamentos necessários e, em seguida, ajudaremos a lavar sua tela depois de tudo.

Uma vez que toda preparação da tela tiver sido feita, é hora de imprimir! Mostraremos como configurar sua área de impressão além de algumas técnicas de impressão importantes. Você irá imprimir sua própria edição de impressões sozinho, mas estaremos por perto para ajudar e conversar sobre quaisquer problemas que possam surgir. Quando terminar de imprimir, você aprenderá a limpar a tela completamente, e deixá-la pronta para ser usada novamente.

Quem pode fazer?

Este curso é ideal tanto para inciantes como para pessoas que queiram atualizar seus conhecimentos.

1 INTRODUÇÃO À SERIGRAFIA
Conceitos teóricos

Serigrafia ou permeografia?; Notas sobre arte gráfica; Algumas definições;


Breve História da Serigrafia

Linha de tempo: 1500 a.C até os dias atuais; Anos 500 a 1000; Idade Média; 868 d.C; Século XVI; América Colonial; Início do séc. XVIII; Final do séc. XVIII; 1870; Anos 1890; 1894; 1907; Anos 20; 1929; 1931; Anos 30; 1941; 1960; 1962; 1963 à 1968; Os anos 60; 1958 à 1975; Anos 90; Serigrafia na cultura DIY hoje.


Elementos básicos da serigrafia

Serigrafia explicada: Malha, Chassi, Tamanhos; Emulsões fotográficas; Calha; Filme positivo; Gravação/revelação de tela; Recuperação de tela; Tintas, Rodo; Régua-T; Coisas serigrafáveis.


Método direto/indireto

Máscara positiva; máscara negativa; monotipia;


2 PRÉ-IMPRESSÃO
Material e equipamento

Tela, Tabela de lineaturas, Filme positivo, Produtos Químicos, Emulsão, Calha, Mesa de Revelação, Soprador Térmico, Mangueira de pressão / Rodo, Garras, Mesa de impressão, Secador Metálico, Espátula, Tinta, Substrato.


Preparação do filme positivo

Design Analógico; Design Digital; Trapping, Impressão em meio-tom; Efeito Moiré; Utilizando objetos;


Insolação Fotográfica

Revestimento da tela; gravação e revelação da tela.


Preparação da tela

Retoque, acabamento


3 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE IMPRESSÃO
Impressão em 1 cor

Configurando uma área de impressão; Impressão de pôster de uma cor


Impressão: Técnica Split-Fountain

Várias cores em uma única tela;


Impressão em 3 cores

Impressão de imagem em três cores;


Impressão com objetos

Imprimindo utilizando objetos rígidos variados;


Pós-impressão

Secagem e cura; Limpeza; Recuperação da tela


4 COMÉRCIO DA GRAVURA
Edição

Gravura original; Sistema de numeração; impressão rotulada; prova de cor; prova de estado; prova do artista.


Apêndice

O estigma da gravura no mercado da arte contemporânea; Meras cópias ou obras distintas?; A edição; Moldura e cuidados; Entendendo os preços; Onde vender suas impressões; Mestres da serigrafia; Lista de sites; Recursos


Projeto Final

• Edição de no mínimo 10 para comercializar

INFORMAÇÕES

– Curso livre sem pré requisitos.

– Materiais Fornecidos pelo curso (Para uso no local): Tinta, Papel, Telas de serigrafia (30x40cm / 60 fios).

Turmas de 2 a 5 pessoas Aulas privadas ou em duplas
DURAÇÃO: 16 horas
VALOR:R$ 980,00

PRÓXIMOS CURSOS

Oferecemos poucos cursos durante o ano. Para receber informações sobre a próxima edição escreva para contato@umporextenso.com.br ou você pode nos seguir no Instagram.

LEITURA & ELABORAÇÃO DE


PORTFÓLIO DE GRAVURA

Se você já fez um dos nossos cursos e produziu suas obras em SERIGRAFIA, é hora de organizar sua produção!!

Ajudamos artistas e estudantes de Artes Visuais com orientações para editar e organizar sua produção artística pessoal, identificar e ressaltar sua narrativa criativa, localizar ideias e conceitos mais fortes nas obras.

Você terá acesso a valiosas dicas de como apresentar seus trabalhos em um objetivo PORTFÓLIO impresso e/ou digital. Entre em contato conosco! Deixe uma mensagem no formulário abaixo.

COMÉRCIO DA GRAVURA
Edição

Gravura original; Sistema de numeração; impressão rotulada; prova de cor; prova de estado; prova do artista.


Onde vender suas impressões

O estigma da gravura no mercado da arte contemporânea; Meras cópias ou obras distintas?; A edição; Moldura e cuidados; Entendendo os preços; Onde vender suas impressões; Mestres da serigrafia; Lista de sites; Recursos.


Projeto Final

• Edição de no mínimo 10 para comercializar.

CADASTRO
POLÍTICA DE CANCELAMENTO

CANCELAMENTO POR PARTE DOS INSCRITOS:
Com até 15 dias antes do início do curso ou oficina: reembolso/crédito integral.
Com prazo entre 15 e 02 dias antes do início: reembolso/crédito de 50%.
Menos de 24 horas antes do início: não há restituição.
O cancelamento do curso ou oficina deve ser feito via contato telefônico ou por escrito, via e-mail para contato@umporextenso.com.br


CANCELAMENTO POR PARTE DO MINISTRANTE:
O cancelamento poderá ser feito até 24 horas antes do seu início, caso não haja o número mínimo de inscrições ou por motivo de força maior. Em tais circunstâncias, os valores pagos podem ser convertidos em créditos em um de nossos cursos ou serviços; ou serão restituídos integralmente após o envio dos dados bancários por e-mail.