CIRCUITO MÚSICA DA CIDADE

Festival Estadual de Música
Identidade Visual, Material gráfico, Website - 2012

Esta é uma identidade abragente para a 2ª edição do CIRCUITO MÚSICA DA CIDADE, festival musical concebido na cidade de Juiz de Fora na Zona da Mata.
O desejo inicial era de criar uma identidade baseada na forma cartográfica das mesoregiões de MINAS, cuja ideia de CIRCULAÇÃO, aproximação e troca entre a PRODUÇÃO MUSICAL nestas regiões, sugerisse uma rica INTERLOCUÇÃO da cultura estadual.

A concepção de uma identidade estanque, de forma única e de aspirações modernas,foi substituída pelo conceito de dinamismo. A identidade permitiu-se transformar como um CAMALEÃO de aplicação para aplicação, mudando de mídia para mídia, fazendo relação com a "ponte" musical estabelecida no evento. Isso gerou uma longa linha de LOGOS (mais de 24) porém todas mantém a mesma FORÇA e qualidade COMUNICATIVA, sem perder sua unidade formal, ou seja, sua própria IDENTIDADE.

A LOGO apresenta uma trama linear que é baseada na ligação de pontos cartográficos sobre as 12 mesoregiões mineiras as quais cobrem o programa CIRCUITO MÚSICA DA CIDADE. Na tipografia existem 2 pequenos círculos destacados ligados por uma reta sob os quais a trama varia de acordo com combinação de coordenadas das mesoregiões. Os 2 círculos destacados fazem referência ainda, aos pontos condutores das placas de circuito eletrônico; à ideia de circulação, aproximação e troca entre a produção musical dentro de MINAS, sugerindo uma rica interlocução da CULTURA ESTADUAL.

O objetivo foi mostrar os muitos tipos diferentes de música realizados em cada região do estado. Dependendo do grupo/região apresentado no dia do FESTIVAL é possível variar algumas características de todo MATERIAL GRÁFICO mostrando diferentes pontos de vista e facetas da músicas.