A WOMEX – the World Music Expo – é um dos maiores encontros internacionais de música no mundo e uma das mais relevantes na cena musical mundial com feiras de negócios, palestras, filmes, premiações e shows. O evento reúne mais de 2.500 profissionais de toda a indústria mundial da música com o objetivo principal de oferecer oportunidades de negócios entre músicos, agenciadores, produtores de festivais, e discutir os circuitos da música. Através da Secretaria de Estado de Cultura – SEC, uma delegação é selecionada para representar/apresentar anualmente a música produzida em Minas Gerais. Todo o trabalho de identidade, promoção e sinalização gráfica foi realizado por nosso estúdio 1porExtenso e apresentado nas edições de 2009 (Sevilha), 2010-11 (Copenhague) e 2012 (Tessalônica). Para se destacar entre os expositores da feira WOMEX, a identidade precisava ser atrativa, eficaz e informar todo espectro musical da música mineira; que vai desde o mais tradicional até o novo undeground local-global, abraçando culturas populares, música regional, raízes, sons urbanos, independentes, eletrônicos e a justa posição destes ao jazz e ao instrumental.
Para EDIÇÃO 2009, um sêlo com a forma do mapa de Minas Gerais foi objetivamente desenvolvido para criar uma referência geográfica. As peças gráficas se valeram do triângulo - forma emblemática na bandeira do estado de Minas - como figura central, multiplicando-o para criar texturas abstratas como recurso visual.
Variando as cores desta textura ganhamos uma gama de opções para estampar o estande localizado na edição de 2009 da feira Womex em Sevilha. Para a EDIÇÃO 2010/11, a representação gráfica das diversas escritas musicais utilizadas em cada estilo musical – partituras, tablaturas, cifras, instruções, etc. – serviu de referência para a iconografia das capas dos CDs que divulgavam toda a gama da música produzida em Minas.
Para imagem principal (que acompanha o sêlo e toda a identidade visual) foi utilizado a imagem de uma partitura experimental do compositor francês Edgar Varèse, exatamente por esta não ser uma escrita convencional, cujo aspecto visual destaca o traço gráfico em linhas subindo e descendo sobre a pauta musical e remete diretamente a uma paisagem montanhosa, de altitude, semelhante àquelas encontradas em Minas Gerais.
Já na EDIÇÃO 2011 a identidade buscou revelar também informações geo-políticas, utilizando a logo de maneira mais dinâmica, trazendo novas informações além daquelas próprias que a marca já carrega. Para o estande, foi criada uma composição de imagens fotográficas das cidades mais respresentativas do estado. Nas fotografias, símbolos culturais, arquiteturas modernas, vistas panorâmicas dos grandes centros e fachadas históricas foram reunidas numa única montagem com a intenção de revelar ao olhar estrangeiro uma Minas Gerais contemporânea que valoriza os elos do passado. Lugar onde o novo e o histórico convivem em harmonia.
SÉRIE DE CAPAS DE CD: 1porExtenso